Chelso Sports & Business - eventos próprios e corporativos

Existe momento ideal para consumir o gel de carboidrato?

Existe momento ideal para consumir o gel de carboidrato?

Postado em 20 de maio de 2019, por

Prático e eficiente, o gel de carboidrato é bastante consumido por corredores que já praticam há algum tempo o esporte e, muitas vezes, é dúvida entre os novatos. Ele nada mais é do que um mix de carboidratos, alguns possuem componentes extras, mas em geral são composto por maltodextrina, frutose, dextrose, ribose e waxymaise. Cada sachê possui 30g e as marcas oferecem diversas opções de sabores. Nós conversamos com a nutricionista Vanessa Abreu para entender como tirar o melhor proveito dessa fonte de energia para os atletas.

Foto: Depositphotos

Qual a importância do consumo do gel de carboidrato?

O gel no momento certo tem a importância de evitar a perda de rendimento. Em treinos longos ou de resistência, que tenham uma durabilidade grande é comum a taxa de açúcar no sangue do atleta ir diminuindo pela atividade física, então o gel tem a função de manter essa taxa de açúcar no sangue mais estável, fazendo com que a performance não seja prejudicada e o corpo não entre em um estado de fadiga por falta de energia.

Quem pode usar o gel de carboidrato?

Atletas em geral podem usar esse mix de carboidratos de absorção rápida. Os únicos corredores que precisam tomar um cuidado especial são os diabéticos, principalmente os do tipo 1, devido à deficiência em relação à insulina é preciso ter um controle bem maior da quantidade e se pode ou não ingerir essa fonte de energia.
Também é importante lembrar que a orientação nutricional não deve ser dispensada, uma vez que, dependendo da alimentação do atleta ao longo do dia e da carga de atividade física, a dosagem pode mudar e fazer diferença na performance esportiva.

Qual o momento ideal para consumir o sachê de gel?

O gel deve ser utilizado durante a corrida. O momento certo depende bastante da duração do exercício, não se deve levar em consideração a quilometragem neste caso, porque cada atleta tem seu ritmo e pace diferente um do outro, assim como a necessidade de energia de cada um é bastante individual.

Em provas ou treinos longos a orientação é que o uso seja feito em uma média de 45 – 50 minutos de atividade, então se a corrida vai durar duas horas, por exemplo, o ideal é que o corredor consuma apenas um sachê de carboidrato, já se a prova vai durar uma hora e cinco minutos, o uso do sachê é dispensável. Agora se for uma ultramaratona, é claro que o planejamento deve ser feito levando em consideração a média de tempo.

O gel deve ser consumido antes do cansaço bater, pois quando isso acontece a taxa de açúcar no sangue já caiu bastante, então o gel já deveria ter sido consumido minutos antes do cansaço ser sentido de fato.

Antes, durante ou depois?

O gel não deve ser consumido antes da prova, porque ele tem uma absorção muito rápida e pode acabar levando a um efeito “rebote” na energia; então pré e pós atividade física ele pode ser dispensado e o atleta precisa se alimentar bem, fazer uma refeição equilibrada que supra suas necessidades energéticas para o treino/prova e reponha de forma balanceada após a atividade também é essencial.

É saudável usar o gel com frequência?

O consumo do gel só é recomendado a partir do momento que o atleta já faz uma alimentação correta para reposição de nutrientes, ele não deve entrar no lugar da alimentação quando não se está correndo . O gel é apenas para treinos e provas longas, fora isso, seu consumo é dispensável, a alimentação deve ser prioridade.

Conteúdo via Web Run | Jornalista Marina Bianchi


Categorias: Notícias
20
Cidades que Estamos
300
Eventos Realizados
+170k
Atletas Atendidos
97%
Satisfação dos Atletas

Chelso Sports & Business

Há mais de 10 anos proporcionando oportunidades para a sua superação!

Criada para explorar todo o potencial do esporte, buscando e criando oportunidades de acordo com os objetivos de cada cliente, com desenvolvimento e gerenciamento do marketing esportivo de empresas, eventos e atletas.

Saiba Mais
Chelso Sports - Chelso Sports & Business
Chelso Sports - Chelso Sports & Business

Cadastre-se para receber as
novidades das Chelso