Chelso Sports & Business - eventos próprios e corporativos

Conheça 3 das principais lesões que seu joelho está exposto a sofrer

Conheça 3 das principais lesões que seu joelho está exposto a sofrer

Postado em 12 de julho de 2019, por

Traumas no joelho são popularmente conhecidos por serem difíceis de tratar. Porém, o ortopedista Dr.º Pedro Baches Jorge pontua que pessoas com diversos problemas como lesão no menisco, artrose e rompimento do ligamento cruzado anterior podem voltar a ter o mesmo padrão de vida após seguirem o tratamento médico adequado.

Pensando nisso, o profissional explica abaixo os traumas mais recorrentes no joelho que podem afetar a qualidade de vida das pessoas e os respectivos tratamentos:

Imagem: Adobe Stock

Lesão no menisco: é uma estrutura fibrocartilaginosa em forma de “C” que funciona como amortecedor no joelho. “O menisco é capaz de suportar toda carga que passa pela articulação, mas pode apresentar lesões no caso de atletas, excesso de peso, movimentos em falso e prática esportiva sem uso de tênis adequado”, alerta. O profissional complementa que o tratamento varia de acordo com cada caso e pode ser feito com a administração de antiinflamatórios específicos, infiltração de ácido hialurônico e até cirurgia dependendo do grau da lesão.

Artrose: é uma doença que pode afetar todas as articulações e se caracteriza pelo desgaste de cartilagens que protegem essas articulações. No joelho o problema causa dor, inchaço e a perda progressiva do movimento. O tratamento também pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios, infiltrações, além de fisioterapia e hidroterapia, para alívio da dor e fortalecimento muscular. Em último caso, é realizada a cirurgia de artrose, conhecida como a colocação de prótese no joelho, que restabelece o alinhamento da articulação e a estabilidade.

Rompimento do ligamento cruzado anterior: o ligamento está localizado em um ponto central no joelho e é responsável por unir o fêmur à tíbia. A lesão ocorre quando há torção do joelho com o pé fixo no chão, fazendo com que o ligamento não suporte a rotação da articulação e se rompa. “Esse tipo de lesão é mais comum em atletas amadores pela falta de condicionamento físico. O único tratamento recomendado na maioria dos casos é a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior”, informa.

Por fim, o profissional ressalta a importância de procurar ajuda médica de ortopedistas especialistas em joelho ao menor sinal de desconforto ou dor na articulação, que podem sinalizar problemas como os citados acima. “Seguir à risca as recomendações médicas e os tratamentos indicados é a melhor forma de se recuperar 100% das lesões no joelho, respeitando sempre o período de recuperação e de retorno às atividades”, completa.

Conteúdo via Web Run | Redação Webrun


Categorias: Descubra
Tags: avançadointermediario
20
Cidades que Estamos
300
Eventos Realizados
+170k
Atletas Atendidos
97%
Satisfação dos Atletas

Chelso Sports & Business

Há mais de 10 anos proporcionando oportunidades para a sua superação!

Criada para explorar todo o potencial do esporte, buscando e criando oportunidades de acordo com os objetivos de cada cliente, com desenvolvimento e gerenciamento do marketing esportivo de empresas, eventos e atletas.

Saiba Mais
Chelso Sports - Chelso Sports & Business
Chelso Sports - Chelso Sports & Business

Cadastre-se para receber as
novidades da Chelso

* Campo obrigatório

Cadastre-se para receber as
novidades das Chelso

* Campo obrigatório